segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mensagens Ocultas- parte 2

-Outra mensagem oculta se encontra na Serra Grajaú, com sua arte ecológica, que mistura a beleza natural do morro com embalagens recicláveis, achando outra utilidade para o nosso lixo: enfeitar o caminho de Jacarepaguá à Tijuca. Tudo isso, é claro, visando a Copa, para um Rio mais bonito. O interessante é que você não precisa nem sair do carro ou do ônibus para apreciar essa galeria, pois o trânsito permite pausas estratégicas em vários lugares, permitindo a perfeita apreciação dessa obra de arte. São caixinhas de Mc´Lanche Feliz, garrafas plásticas, latas, sacos de biscoito, garrafas de vidro de bebida alcóolica(para deixar a obra mais chique) entre outros objetos incríveis. Mas a atração principal é a seção de eletrodomésticos, no final desse percurso, na parte de antiguidades, como um computador, e uma geladeira velha com um fogão em cima, uma sobreposição, dando um efeito de aglomeração, tudo parte da ilusão ótica pretendida pelo artista, que do seu ponto de vista, encontra o local adequado para esses objetos e extermina a utilidade deles, como um verdadeiro Duchamp faria.

-As obras públicas demoram a se concretizar, fato. Mas por que? Nossos governantes sabem que a pressa é inimiga da perfeição, e é essa busca pela perfeição que o povo merece que dá às construções o magnífico adjetivo "eternas". Além do mais, isso acaba virando um ponto de referência, como, quem é João? É aquele que está construindo a ponte X. Daqui a 3 anos, João continua sendo aquele que está construindo a ponte X, porque mostra que sua luta não acaba. Ele é brasileiro, não desiste nunca(e não consegue nunca). Mas o melhor não é isso, é a inauguração de obras inacabadas, imitando a Vênus de Milo. Eles devem desconhecer o fato de que essa escultura grega teve os braços arrancados por seu criador, ela não foi esculpida sem eles. Talvez seja essa a mensagem oculta, já que nossas leis se baseiam no direito romano, e as obras são política pura, eles querem gritar para nós "NÃO SOMOS GREGOS, VIVA ROMA" fazendo justamente o contrário destes. GENIAL, atiro meu chapéu neles.

-Essas não são mensagens tão ocultas assim, são as frases "leia minha camisa". As mais conhecidas são "game over", com o casamento, e "o ruim é ter que trabalhar", do Seu Madruga. Geralmente as camisetas ligadas a meninos falam o seguinte: mulher é bom, casamento não é bom, trabalhar não é bom, jogar video game é bom e quem diz eu te amo mente, porque o que os garotos querem é só... (ver figura abaixo:)
Agora, as mensagens das meninas, 99,9% em inglês: eu sou uma princesa, estou em busca do meu sapo, eu adoro minha atitude, eu tenho estilo, eu amo rosa, melhores amigas, amor verdadeiro, garota fashion, eu sou a melhor, desisto, não sei mais frases, vou abrir meu armário e descobrir o que as pessoas lêem em mim. Achei (que vergonha das minhas mensagens): estilo casual, doce cereja, garota amável e amor estranho para aqueles que vivem para o amor e nunca podem casar. Essa última mensagem estava literalmente oculta, e olha que eu uso essa blusa o tempo todo. A verdadeira mensagem é a seguinte, frases idiotas em inglês vendem. E eu compro. Não mais. Eu comprava. E as que são em português? São geralmente as mais interessantes, já que é mais óbvio de identificá-las. Obs: 1 Eu gostaria de ter uma camiseta do Seu Madruga. 2 Tomem cuidado com as mensagens que vocês usam!

essa é uma mensagem direcionada a meninos ou meninas?



Samara.




Um comentário:

  1. Estar atento já garante a poucos não deixar de perceber soluções que estão diante dos olhos. E muitas destas camisetas são legais, claro que há lixo também. Resta saber escolher.

    ResponderExcluir