quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mensagens Ocultas- parte 3

ARTE EN LA PRAÇITA
-Ah, a praça, um lugar de descanso, de crianças irritantes com suas bicicletas, de brigas pelo único balanço que não está arrebentado, e do cheiro de grama molhada de urina de cãezinhos. É nesse ambiente puro e agradável que você encontra uma obra de arte divina, misturando fios condutores de eletricidade dos postes, com tênis antigos e sujos. A intensidade dessa obra de arte é tão grande que até hoje não consegui captá-la. O que o artista quer dizer com isso? A rapidez da eletricidade com a velocidade de quem corre? Nós não paramos? Não se esqueça das criancinhas tailandesas que fazem seu tênis por meio de trabalho escravo? Será isso? O que levou esse gênio a colocar o tênis em um fio de luz? Será que ele simplesmente quis dizer: estou aqui, me olhe! Ou então pensou que poderia criar tênis voadores como dos semi-deuses. Quem sabe? Mas uma coisa é certa, essas mentes criativas querem transmitir alguma mensagem, que infelizmente não sei qual é.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: DEPOIS DE MUITA NOVELA, SE VOCE FIZER O TESTE DA GRIPE DO BRASIL É WONDERLAND VAI DAR POSITIVO, ENTÃO NÃO FAÇA!
-Fique alerta: o jornal O Globo de hoje(11/08), na página 3, mostrou uma pesquisa do Programa das Nações Unidas, o Índice de Valores Humanos, IVH, que mede A PERCEPÇÃO QUE OS BRASILEIROS TÊM DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO.
Na saúde, 51% dos entrevistados acham que o atendimento é muito demorado. Não está surpreso? Eu estou. Sabe o que isso significa? Que 49% deles acham que o atendimento é bom. Quem são essas pessoas? Eu gostaria muito de conhecê-las, saber onde moram e quando posso me mudar para lá!
No Sudeste, 43,1% das pessoas que foram entrevistadas reclamaram do mesmo motivo. Que bom que 56,9% está feliz. Onde foram feitas essas entrevistas? No senado?
A pesquisa foi feita com 2002 pessoas. Tudo isso. Representando o Brasil, esse país com poucos habitantes. Ai, que exagero!
Quanto ao trabalho, a média nacional ficou em torno de 0,79 (de 0 a 1), e educação, 0,54. Ainda bem que Deus é brasileiro. Isso explica tudo. Milagre pa tu, milagre pa eu, milagre pu brasileiro, e é nóis cruzando os dedo, que tá tudo dando muito do certo. Fui que fui.

Samara Moser.

domingo, 18 de julho de 2010

Movimento retrógrado

Eu juro que já tentei entender algumas coisas que só acontecem no Brasil, mas eu não consigo. Como alguém pode pensar em trem-bala ligando SP e RJ, tendo uma estrutura básica ferroviária e rodoviária tão precária?
Não, eu não sou contra o progresso e muito menos uma pessoa que consiga pensar de forma pequena. Mas se não podemos dar uma condição digna para o trabalhador que acorda 4 horas antes do seu horário de trabalho para poder chegar ao mesmo através de um transporte que deveria ser eficaz, como investir em trem-bala? Taí o PT e nosso estimável e notável estadista Lula...
Saí do Rio e em menos de 1 hora cheguei a SP, e fiquei triste ao lembrar que para chegar a PUC na Gávea todos os dias, eu levo 2 horas e 30 min aproximadamente. Ou seja, eu poderia vir a SP, voltar para o Rio, vir para SP novamente e eu não chegaria a PUC.
Não entendo muito sobre transportes públicos, mas é tão difícil estruturar a nossa malha ferroviária e rodoviária?


É, meu post só vai até aqui. Não quero mais ficar criticando o atual governo, até porque precisa? Quero deixar que as pessoas pensem por si próprias principalmente porque faltam apenas 73 dias para pensar sobre.
Tá bom, esse não é o único motivo para que eu encerre meu post aqui.
Ainda estou muda, sem reação, nervosa e triste ao ler os conhecimentos naturais e geográficos de Lula. Segundo ele, o mar morto fica na Europa e a poluição dos países ricos chegam até nós porque a terra é redonda.


Preciso realmente escrever mais?

Cíntia.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Te amo pra sempre (até amanhã)


Lendo o post anterior, comecei a pensar sobre toda essa questão de "mulheres x homens". Na verdade, isso aguçou, de certa forma, meus pensamentos quanto aos últimos acontecimentos, como o caso Eliza Samúdio.
Não é de hoje que violência contra mulheres, e até assassinatos, são notícia no mundo todo. Tudo isso traz à tona a questão do "será que ele é mesmo a pessoa certa para mim?". Venhamos e convenhamos que no mundo de hoje o amor não é mais o que motiva alguém a manter um relacionamento. Quando é, vem com uma dose de obsessão.
Há quem diga que umas briguinhas de vez em quando dão um certo "up" na relação, mas tem quem exagere. Quem se interessa pelo mundo do rock certamente conhece a história do casal "Romeu e Julieta" do punk: Sid Vicious e Nancy Spungen. Términos, reconciliações e Sid suspeito do assassinato de Nancy (foto).
Mas porque alguém deposita o valor de sua vida em outra pessoa? O que nos leva a pensar que não conseguimos viver sem alguém? As aulas de "Cinema e Psicanálise" me fizeram entender - e acreditar - que tudo gira em torno do desejo. É o querer certo objeto de desejo e ser este objeto. Creio que essa incessante busca pelo querer e pelo ser nos leve a dependência de alguém.
Deixo claro que não tenho nada contra a total entrega de alguém a um relacionamento, mas defendo a ideia de que vale a pena repensar sobre a importância da liberdade pessoal. E o controle da eterna história do Cravo x a Rosa faz parte desse processo.
Ana C.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mudar não é evoluir!!!!

Oração de uma jovem prestes a fazer 18 anos

Em 1930
-Por favor não me deixe casar com aquele monstro! Ele é muito mais velho que eu! Por que as mulheres não podem estudar e trabalhar para não se casar com gente como ele? Por favor, atenda a minha prece!


Em 2010
-Por favor me ajude a conseguir aquele monstro! Eu preciso dele para fazer faculdade e arranjar um emprego, me ajude!

Moral da história: Não é porque as coisas mudam, que elas evoluem.

Caso você discorde vou te dizer uma coisa, a igualdade é uma grandiosa mentira! Deveria existir, mas não existe! Não é ser feminista, afinal de contas, existem muitas coisas nas quais os homens não são favorecidos:

-O homem geralmente paga o almoço, o jantar, o lanche, o cinema, a pipoca, o refrigerante, o estacionamento...
-São raros os casos dos que ainda abrem a porta ou se levantam em um ônibus, mas quando fazem, será que por ser mulher eu estou mais cansada, ou simplesmente não posso abrir a porta do carro?
-Em qualquer discussão, a mulher pode arranhar, chutar o homem, bater nele, pois se ele der queixa de agressão doméstica, as pessoas vão rir. Ou não?
-Quando um homem diz não, as pessoas duvidam de sua opção sexual. Elas esperam que ele sempre diga sim a qualquer mulher só porque é homem.
-Coitado do homem que chora em público. Só será redimido de sua humilhação se estiver em um bar.
-Ele não pode dizer que não bebe.
-Ele não pode dizer que não gosta de futebol.
-Em um término de namoro, ele sempre é o culpado.
-A mulher pode andar abraçada com as amigas, de mãos dadas, mas se um homem fizer isso...
-Você não espera algo de bom de um homem. É verdade. Quando você escuta as palavras roubo, estupro, tara, pscicose, crueldade, corrupção, tráfico, e até preconceito, você imagina um homem na sua mente, e não uma mulher. Quando se fala em beleza, saúde, felicidade, harmonia, gentileza, abraço, carinho, você pensa em uma mulher. E em bebês.
-Quando surge na rua um bebê em um carrinho, se você é mulher, pode brincar, fazer careta, chegar perto, conversar com a mãe da criança. Um homem não pode fazer isso. Tanto o pai quanto a mãe do bebê vão ter medo dele.
-Em um divórcio, a mulher geralmente fica com os filhos.
Chega, não é?

Claro que a mulher está péssima em relação ao homem, tem muitas desvantagens, e a balança pende mais para o lado dela do que para o dele. Não sou cega! Mas é bom lembrar que temos algumas vantagens. E agradecer por elas. Quanto às desvantagens, devemos lutar para conseguir acabar com elas.

Como mulher, fico imaginando de quais vantagens eu abriria mão para poder ter salário igual, trabalho igual... Eu particularmente não ligo para essa coisa de porta aberta ou fechada, nem para lugar no ônibus, mas não estou muito interessada em abrir mão da guarda de um filho, e se quiserem pagar o meu jantar, tudo bem. Eu abriria mão de fazer faxina, e das dietas estúpidas. Será que estou disposta à igualdade??? E vocês?

(vou contar um segredo, eu não gostaria de ter nascido homem não, mesmo com as vantagens que eles têm. acho horrível ter que ir a qualquer festa com um terno, sempre, sem variar, preto com camisa branca. eu posso escolher um vestido de todas as formas possíveis, posso pintar as unhas, posso ficar estressada e botar a culpa na tpm ou na cólica, posso usar salto, mesmo que fique doendo depois, posso gostar de qualquer música, cantor e artista, como taylor swift e justin bieber, com MENOS críticas que um homem, posso gritar e pular quando estou feliz, posso chorar onde quiser e quando quiser, amo a liberdade que tenho ao ser mulher, mesmo não podendo sair a noite).

As coisas só vão melhorar quando entendermos que machista é quem defende o homem, e feminista, quem defende a mulher, e que o certo não é nem um nem outro. Na constituição, mulher e homem são iguais em direitos. EM DIREITOS. Biologicamente ainda seremos diferentes. O homem não vai menstruar e a mulher não vai ficar careca. Por enquanto, não.

Samara



segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mensagens Ocultas- parte 2

-Outra mensagem oculta se encontra na Serra Grajaú, com sua arte ecológica, que mistura a beleza natural do morro com embalagens recicláveis, achando outra utilidade para o nosso lixo: enfeitar o caminho de Jacarepaguá à Tijuca. Tudo isso, é claro, visando a Copa, para um Rio mais bonito. O interessante é que você não precisa nem sair do carro ou do ônibus para apreciar essa galeria, pois o trânsito permite pausas estratégicas em vários lugares, permitindo a perfeita apreciação dessa obra de arte. São caixinhas de Mc´Lanche Feliz, garrafas plásticas, latas, sacos de biscoito, garrafas de vidro de bebida alcóolica(para deixar a obra mais chique) entre outros objetos incríveis. Mas a atração principal é a seção de eletrodomésticos, no final desse percurso, na parte de antiguidades, como um computador, e uma geladeira velha com um fogão em cima, uma sobreposição, dando um efeito de aglomeração, tudo parte da ilusão ótica pretendida pelo artista, que do seu ponto de vista, encontra o local adequado para esses objetos e extermina a utilidade deles, como um verdadeiro Duchamp faria.

-As obras públicas demoram a se concretizar, fato. Mas por que? Nossos governantes sabem que a pressa é inimiga da perfeição, e é essa busca pela perfeição que o povo merece que dá às construções o magnífico adjetivo "eternas". Além do mais, isso acaba virando um ponto de referência, como, quem é João? É aquele que está construindo a ponte X. Daqui a 3 anos, João continua sendo aquele que está construindo a ponte X, porque mostra que sua luta não acaba. Ele é brasileiro, não desiste nunca(e não consegue nunca). Mas o melhor não é isso, é a inauguração de obras inacabadas, imitando a Vênus de Milo. Eles devem desconhecer o fato de que essa escultura grega teve os braços arrancados por seu criador, ela não foi esculpida sem eles. Talvez seja essa a mensagem oculta, já que nossas leis se baseiam no direito romano, e as obras são política pura, eles querem gritar para nós "NÃO SOMOS GREGOS, VIVA ROMA" fazendo justamente o contrário destes. GENIAL, atiro meu chapéu neles.

-Essas não são mensagens tão ocultas assim, são as frases "leia minha camisa". As mais conhecidas são "game over", com o casamento, e "o ruim é ter que trabalhar", do Seu Madruga. Geralmente as camisetas ligadas a meninos falam o seguinte: mulher é bom, casamento não é bom, trabalhar não é bom, jogar video game é bom e quem diz eu te amo mente, porque o que os garotos querem é só... (ver figura abaixo:)
Agora, as mensagens das meninas, 99,9% em inglês: eu sou uma princesa, estou em busca do meu sapo, eu adoro minha atitude, eu tenho estilo, eu amo rosa, melhores amigas, amor verdadeiro, garota fashion, eu sou a melhor, desisto, não sei mais frases, vou abrir meu armário e descobrir o que as pessoas lêem em mim. Achei (que vergonha das minhas mensagens): estilo casual, doce cereja, garota amável e amor estranho para aqueles que vivem para o amor e nunca podem casar. Essa última mensagem estava literalmente oculta, e olha que eu uso essa blusa o tempo todo. A verdadeira mensagem é a seguinte, frases idiotas em inglês vendem. E eu compro. Não mais. Eu comprava. E as que são em português? São geralmente as mais interessantes, já que é mais óbvio de identificá-las. Obs: 1 Eu gostaria de ter uma camiseta do Seu Madruga. 2 Tomem cuidado com as mensagens que vocês usam!

essa é uma mensagem direcionada a meninos ou meninas?



Samara.




quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mensagens Ocultas- parte 1

-Money que é good nós num have! Repare no nosso dinheiro! Sempre tem um animal em EXTINÇÃO! Caia no real! Tradução: Dinheiro se torna raro e precioso com essas imagens...Você por acaso tem visto uma nota de um real por aí? Onde elas foram parar? Foram extintas! Cuidado com as mensagens subliminares!

-O semáforo é nacionalista... Verde e amarelo para seguir em frente, porque brasileiro não desiste nunca! Você é obrigado a torcer pelo verde. No vermelho você para e xinga. Tá vendo porque pare não é azul?!

-De tanto falarem que tem analfabeto no Brasil, as pessoas querem mostrar que sabem escrever e assinam o próprio nome nas paredes e muros das casas dos outros. Isso é uma mensagem que passa despercebida todos os dias. É uma prova do elevado índice de educação que temos. É muito mais que um rabisco, é um modo de viver. E nessa literatura há o retorno do romantismo alemão nas artes das ruas. Há cada vez mais declarações de amor, como Joana e Kleberson para sempre. Fundamentados no dadaísmo, esses jovens artistas elaboram frases como "é nois, é nozes" e "fomos que fumos", provando que o Brasil não tem poesia só no samba. As ruas se tornaram um livro aberto, cheio de mensagens ocultas. Repare nisso, sinta isso.


-O rebolado do andar das brasileiras, já famoso entre os países não-latinos, recebeu uma mensagem subliminar enfática com a música Rebolation. Para valorizar a mulher brasileira, esses compositores criaram uma melodia animada que imita a folia do carnaval, e modificaram a palavra rebolado, colocando o sufixo ation para a melhor compreensão dos cidadãos desses países lá do norte. Quando visitam nosso país tropical, reconhecem rapidamente a mensagem subliminar da canção. Essa mensagem não é para os brasileiros, é para os gringos, para elevar os índices de turismo. Genial, não?

Em breve com mais mensagens subliminares chocantes,
a sua querida e única jornalista que desvenda os mistérios da linguagem casual brasileira

Samara.





Aqui se resolve por telefone

Disque 0800-171-X9 e nos conte sobre suas dúvidas quanto à política brasileira:
Tu....
0-8-0-0-1-7-1-9-9
tram-tram-tram
-Boa tarde! Nós estamos sempre dispostos a te ouvir.
Se quiser saber mais sobre os benefícios do PAC 15 disque 1
Se quiser saber mais sobre as vantagens das UPPs , UPAs e Ops, disque 2
Se quiser exigir um choque de ordem na sua região, para expulsar aquele pipoqueiro inconveniente ou o pasteleiro ilegal e corrupto que está te roubando ao não pagar os poucos impostos cobrados pela União, disque 3
Se quiser saber sobre o Eita (Excepcional indulgência tarifária sobre o ar), para as pessoas que respiram fundo, disque 4
Se quiser saber o que nossas celebridades Dilma Roussef e Marina Silva vão usar no próximo Top Fashion Executive, disque 5
Se quiser saber sobre os 8 anos de sucesso do programa "Lula dá a volta ao mundo", disque 6
Se quiser reclamar, disque 7
Para outras informações, disque #
Para repetir as informações anteriores, disque 0
7
Se quiser reclamar sobre a falta de bibliotecas nas escolas públicas disque 1
Se quiser reclamar sobre a insegurança nas ruas disque 2
Se quiser reclamar sobre os tetos mofados e com infiltração das faculdades disque 3
Se quiser reclamar sobre as filas quilométricas dos postos de saúde em contrapartida com o rápido atendimento de 10 segundos, disque 4
Para outras reclamações disque #
Para repetir as informações anteriores, disque 0
#
-Bom dia, sou a Merryurna de Jesus, em que posso te ajudar?
-Bom, sou uma eleitora, e em troca do meu voto, iam me dar uma geladeira nova, mas até agora, nada.
-Ah, sim, isso é grave, em quem a senhora votou?
-Senhorita!
-Desculpe. Senhorita. E a senhorita votou em quem nas últimas eleições?
-Nossa, sabe que eu não lembro?
-A senhora não lembra em quem votou?
-Não!
-Desculpe senhora, mas assim não posso ajudá-la.
-Como é? Quero falar com seu chefe!
-Aguarde um momento, sim...
5 minutos depois
-Pois não, aqui quem fala é o supervisor de Marryurna, Ricardão...
-Cadê a minha G-E-L-A-D-E-I-R-A?
-Senhora, mas quem te prometeu isso?
-E o que importa? Deve ter sido o João dos Sem-Terra!
-Não, esse aí prometeu um pedacinho de Terra no Jardim Botânico!
-Então foi o Dudu Endi do dedo-verde!
-Não, esse aí num dá geladeira por causa do aquecimento global...
-Então o Senhor Honestinho!
-Esse aí prometeu trabalho pros arquitetos e engenheiros na Vila do Pan!
-Já sei, foi o Chico Politicalha!
-Ah, esse pode ter sido, mas senhora, tem um problema...
-Qual?
-Ele não foi eleito! Nenhum deles foi...
-E daí? Ele me prometeu a MINHA GELADEIRA em troca do MEU VOTO e eu votei nele. Ponto Final. Num importa se ele venceu ou não!
-Bom, vou falar com ele e te providenciar uma geladeira das Casas Brasília.
-Está bem, quer meu endereço?
-Posso ver pelo gpsuper big irmão brasileiro onde a senhora está!
-Credo... estou aguardando hein?!
-Sim senhora, obrigado pela ligação.
-Até.
tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

E quem disse que nesse país as coisas não se resolvem???

Samara.






quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um pouco mais de inocência, por favor.

Não tenho vivido em um momento muito racional não, apesar da razão ser indispensável nele. Bom, o que eu quero dizer com essa frase altamente imbecil e insignificante é que hoje não vou escrever nada sensato, vou deixar aqui uma poesia que escrevi, apenas isso. Sei perfeitamente que meus sentimentos mais escondidos não interessam a ninguém, mas acho que em um mundo tão complexo ainda é necessário palavras sempre.


Querido, luz de minha madrugada
Um dia, quem sabe, uma poesia possa se amadurecer e se tornar viva dentro das coisas
Amo você até quando o tempo envelhecer e fundar uma dinastia com brasão e aparato militar
Não me diga nunca para parar, pois quando eu parar, eu me sento nessa pedra e não me levanto nunca mais
Estar com você é viver num outono sem fim
É sair pelo centro de São Paulo de mochila e se deliciar sem pudores com o açúcar e com o sal
Olhe-me aqui novamente amado
Debruçada sobre o seu corpo como os antigos mineiros nas minas de Ouro Preto
Eles catavam ouro, eu cato sabores tanto nas suas regiões mais públicas quanto nas mais abissais

Você é para os vivos, amado
Com você eu desprezo os medos, vivo sem ansiedade, alimentada e esguia... bronzeada e sadia
alegre qual o bendito escritor que se casa com seus romances por décadas a fio

É importante nesse tempo de descrença e de tantos automóveis nas ruas ter alguém para chamarmos de "bem-amado"... você é esse alguém... estou rica!

Cíntia.

domingo, 9 de maio de 2010

Só as mães são felizes

Minha mãe é a melhor lembrança que tenho da minha infância. Se estivesse à beira da morte, poderia dizer que ela foi a melhor lembrança de toda a minha vida. Coragem, atitude, bondade, dedicação. Se pudesse descrevê-la em palavras soltas, estas fariam parte da lista.
Era verão no Rio de Janeiro, e estávamos indo à praia de Copacabana num típico dia de férias. Minha mãe costumava ficar no mesmo ponto da praia, em frente ao Copacabana Palace. Chegamos, e ela fez tudo o que sempre fazia, como uma espécie de ritual: abriu a cadeira de praia, posicionou o guarda-sol milimetricamente ao lado da cadeira e estendeu a canga sobre a areia, pra que eu pudesse ficar ali.
Na barraquinha de sanduíches da Dona Regina tocava um daqueles axés que eram sucesso garantido nos verões dos anos 90. Eu adorava. Peguei meu baldinho e comecei a fazer meu castelo de areia. Eram inúmeras as tentativas até que chegasse à minha perfeição. Duas torrezinhas, com um toque especial: o palito do picolé de morango que minha mãe sempre comprava pra mim. Era o meu favorito.
Hoje, quinze anos depois, não faço mais castelinhos de areia e aquele picolé de morango não existe mais. Mamãe e eu trocamos as horas sentadas na areia da praia por caminhadas pelo calçadão, mas ela continua a mesma. -- “Presta atenção, filha. Come direitinho, senão você vai se sujar” -- Exatamente a mesma frase de quando eu tinha 4 anos.
Dizem que mãe é tudo igual. “Põe o casaco”, “Já escovou os dentes?”, “Liga quando chegar”. É como se todas tivessem feito um curso ou lido um manual sobre o que fazer e falar. Talvez seja instinto, como aquela leoa que protege sua cria a qualquer custo. Só sabe quem é.
Engana-se quem pensa que só as mães vem embaladas com discurso pronto. Os filhos também. “Pô, mãe. Não exagera”. “Já sei. Não precisa repetir”. “Mas todo mundo vai!”. Perdi a conta das vezes em que lancei, em minha defesa, este último argumento e recebi um “Você não é todo mundo” como resposta.
Ah, as maravilhas da proteção materna! Chá quente na gripe, o beijinho no local dolorido, o abraço durante a tempestade, a atenção incondicional. Cazuza estava certo quando disse que amor demais não atrapalha. Um filho rejeitado nunca conserta a cabeça, enquanto um superprotegido está limpo. E é assim que eu me sinto.

Ana C.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Batendo um papo com São Pedro...

São Pedro manda nuvem pro Sul...
São Pedro manda nuvem pro Sudeste...
São Pedro esquece de mandar nuvem pro Nordeste
São Pedro com o Norte é regular, ele já tem problemas
demais para enfrentar!
São Pedro!
Se concentra e manda nuvem pro Centro-Oeste,
Lá tem muita sujeira pra lavar
São Pedro manda nuvem pra Brasília
Lava a alma daquele lugar!
Eita lágrimas de crocodilo derramadas!
Eita lágrimas interpretadas!
Cê num tá vendo nossas lágrimas???
Não as deles, as nossas!!!
São Pedro, não tema!
Isso fazemos nós, você resolve os problemas...
Um dilúvio em Brasília, Uma arca de Brasília...
Todos concentrados em um barquinho...
Ah se fosse Titanic, a se eu fosse Moby Dick,
Mas depois de 40 dias tudo volta ao normal...
Aquela pomba infeliz cagando no meu quintal...
Ela me mostra que a sujeira voltou...
E então eu acordo...
e tenho uma estranha vontade de comer pizza...
Quer um pedaço, São Pedro?

Samara.

sábado, 1 de maio de 2010

Com o pé atrás

Quando soube, de fato, sobre do que se tratravam as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), pensei: "Isso nunca chegará na Zona Norte". E tive uma grande surpresa.
Na última quarta-feira (28), foi instalada uma unidade no morro do Borel, na Tijuca. No mesmo dia, o governador Sérgio Cabral falou sobre a paz que esta operação trará à população tijucana e, sobretudo, à comunidade da favela ocupada com a oitava - OITAVA - UPP instalada na cidade. A primeira foi no morro Santa Marta, em Botafogo.
Porque será que as primeiras ocupações foram justamente na Zona Sul? Reflita.

Ana C.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ser ou não ser?

Essa famosa frase de Hamlet foi responsável por uma credibilidade de muitos e muitos anos. A de Parmênides "to on" também. Ambas durante todos esses séculos sentenciaram o lado subjetivo do ser humano.
Acontece que a memória curta e o rumo que o mundo tem tomado acabam por modificá-las. Não temos memória para lembrá-las o suficiente, e muito menos perspectivas na vida para acreditar nelas.
Uma criança no auge de sua inocência poderia acreditar caso conhecesse Filosofia. Um jovem de classe média alta ao visualizar apenas o seu mundo também.
Mas a pergunta a ser feita é: Se cerca de 68% da população mundial é pobre e se 85% dos brasileiros vive em condições precárias, como acreditar nisso? Como ter esperança de progredir socialmente e de acreditar que a sua essência e o seu caráter é o mais importante? O que sempre falou mais alto nas classes mais pobres da população foi a fé em Deus. É claro, já viu muitos ricos possuírem fé? Eles não precisam acreditar em algo supremo, porque eles tem base e recurso suficiente para acreditar que no mundo deles quase tudo é possível.
O mundo do "ser ou não ser" continuaria válido para eles. Se Shakespeare com seu poder de observação e com a tragédia presente em seus obras, estivesse vivo poderia fazer uma representação de toda essa tragédia social apenas enfatizando que a frase perfeita para o século XXI é a de ter ou não ter.

Cíntia

quinta-feira, 8 de abril de 2010

E na próxima eleição:

Não sou contra candidato algum, mas devo fazer uma pergunta: Como pode um homem que teve e tem a aprovação de mais de 50 por cento da população durante pelo menos 8 anos prestigiar um candidato ao seu cargo como o nosso presidente está fazendo? Espero que os eleitores votem em propostas e não em imagens e amizades. Caso as melhores propostas sejam da Dilma, votem nela, caso seja do Serra, votem nele, caso da Marina, votem nela. Votem baseando-se em propostas e passado político, sempre!

Samara.

Manual do estrangeiro nas Olimpíadas de 2016

O que os turistas precisam saber sobre o Brasil

Mitos:

-O Brasil não é só a Amazônia, o Rio de Janeiro não é uma floresta. Você virá para as Olimpíadas e não para um safari.
-Nem todos no Rio de Janeiro falam inglês. Permaneça com um guia e tenha um mapa em mãos, de preferência.
-Você descerá do avião e será assaltado? NÃO. Por favor, você não virá para uma guerra.
-As pessoas não costumam andar de bikini e sunga o tempo todo. Aqui também chove, também faz frio. Traga agasalhos.
-Usar chinelos havaianas não te deixará mais ”brasileiro”, mas é melhor do que tênis e meias até a metade das canelas.

Fatos:
-Nós não possuímos uma super tecnologia na qual o chão absorve papel, e os nossos animais selvagens não vão sumir com o lixo do chão. Nós temos lixeiras, apesar de não parecer. Ela é laranjinha e se você tiver paciência depois de um bom tempo andando vai encontrá-la.
-Não entregue sua máquina fotográfica a qualquer pessoa que encontrar na rua para tirar uma foto sua com alguém. Você corre o risco de perdê-la.
-Não atravesse a rua só porque o sinal está verde. Espere e veja se os carros vão parar. Olhe para os carros e não para o sinal.
-Não fique assustado se alguém jogar água no vidro do seu carro alugado ou do táxi no qual você se encontra. São os não beneficiados pelas olimpíadas reivindicando uma mísera parte dos lucros limpando (ou não) o vidro dos carros.


Samara.